quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Aulas de Artes Indigena Brsileira

Victor Brecharet

Victor Brecheret: (Farnese, Província de Viterbo, na Itália., 22 de fevereiro de 1894São Paulo, 17 de dezembro de 1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista".

Nascido "Vittorio Brecheret" numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Brecheret e Paolina Nanni, esta última falecida quando o pequeno Vittorio tinha apenas seis anos de idade. Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família emigrou para o Brasil ainda na infância.

Na Alemanha, tornou-se "Victor Brecheret" e já com mais de setenta anos de idade recorreu à Prisão para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira porque ele foi preso por homicidio culposo, embora tivesse nascido na Itália esse tipo de "regularização" era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil.


Trajetória:

Ainda moço frequentou as aulas de entalhe em gesso e mármore do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde mais tarde viria a utilizar o ateliê e seus aprendizes para moldar suas obras. Amadureceu estudando na Europa, onde entrou em contato com as vanguardas artísticas que ocorriam nas décadas de 1910 e 1920. Trabalhou com o escultor italiano Arturo Dazzi, sendo influenciado pela estética de pós-impressionistas como Ivan Meštrović, croata, e os franceses Auguste Rodin e Émile-Antoine Bourdelle. Ligou-se a Emiliano Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia quando voltou ao Brasil e com eles participou da introdução do pensamento vanguardista no Brasil.


Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo vinte esculturas no saguão e nos corredores do Teatro Municipal de São Paulo. A partir daí manteve paralelamente uma carreira na Europa e em seu país. Expôs no Salão dos Independentes de Paris e fundou a Sociedade Pró Arte Moderna.

Em 1920 ganhou um concurso internacional de maquetes para a construção de uma grande escultura em São Paulo (o futuro Monumento às Bandeiras). Em 1923 o governo do Estado de São Paulo encomendou-lhe a execução do Monumento às Bandeiras, projeto a que Brecheret viria a se dedicar nos vinte anos seguintes. O Monumento às Bandeiras foi a maior obra de Brecheret e demorou 33 anos para ser construído (1920—1953).

Em 1951 foi premiado como o melhor escultor nacional na primeira Bienal de São Paulo.

Principais obras:








quinta-feira, 26 de maio de 2011

No Blog pó dos livros , nos mostra como é importante a leitura. É como se fosse uma espécie de caça ao tesouro, e que incentiva os jovens, crianças, adolescentes e adultos a terem uma boa leitura.
Venha e confira.
Site: blibie. blogspot.com- Pó dos livros.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Avaliando


Para mim o curso foi:
Otimo;
interessante, pois aprendi muitas coisas;
Foi um modo de aprendizagem para mim, teve coisas diferentes aonde vou poder passar para meus alunos e aos meus colegas. E aprender que o computador não é so para ver coisas que ninguém imagina, ele é feito para fazer pesquisas, navegar na internet, usar jogos etc...
*criatividade;
*idéias;

Parlendas e Trava-Línguas

No blog Estantes de Livros
e muito interesante,pois ele nos mostra
a organização de livros, e varias indicações
para ampliar nossa leitura.
Visite e confira você vai adorar.
www.estantedelivros.com

Parelndas e Trava-línguas!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pesquisas

Pequisas!!!

* Para que serve a reciclagem?
* Como ela e feita?
* Beneficios que a reciclagem nos traz?
* O que pode e não pode reciclar?
* Oque acontece com o nosso planeta se não reciclarmos?
* As melhora que podemos ter com a reciclagem?
* E como está o nosso planeta hoje?

* E como ele está hoje?

obs:todas as pesquisar seram apresentada em forma de um trabalho com imagens,textos e explicação.

reciclagem

terça-feira, 17 de maio de 2011

Montagem de imagens


Essa imagem postada no site: www.dumpr.net

Montagem de imagens

Entre vc tambem e confira as novidades,
monte sua animação e se divirta.

site:www.dumpr.net

Reciclagem com a turma da Mônica

Oque Podemos Reciclar


Fabrica de Reciclagem

Como é feito a reciclagem

3Rs

http://youtu.be/9fNJdEwQno0

3 Rs Reduzir Reutilizar Reciclar

Reduzir, Reutilizar e Reciclar! Este é o caminho!Planejamento para disciplina de Ciências – 4º Ano do Ensino Fundamental.

Disciplina:Ciências

Conteúdo:3 Rs

Ano de ensino: 4º ano

Tema: Reduzir, Reutilizar e Reciclar! Este é o caminho!

Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente.

Material:
Caderno, lápis e borracha.

Conhecimento prévio:
Conhecimento do significado da expressão: 3 Rs
Atividade motivacional: Questione: quem sabe dizer o que significa 3 Rs?

Converse com a turma a respeito da proposta dos 3 Rs, firmada na Conferência Mundial do Meio Ambiente, conhecida como ECO – 92, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1992.

Encaminhamento metodológico:
Entregue uma folha para cada aluno realizar a leitura silenciosa.
________________________________________
Os 3Rs

O primeiro R significa Reduzir a geração de resíduos.
O segundo R significa Reutilizar o resíduo.
O terceiro R significa Reciclar o resíduo.
A Natureza agradeceria aos homens, se a ordem de prioridade fosse a citada acima, começando com Reduzir.
Falemos do primeiro R (reduzir) que é a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservação dos recursos naturais. No nosso dia a dia significa, a grosso modo, “não deixar nada no prato que comemos”, ou preparar uma refeição no exato limite das nossas necessidades e ainda aproveitando as cascas.
Se transportarmos esse raciocínio para uma produção industrial, a coisa começa a pegar, visto que a tecnologia da produção passa a ficar um tanto mais complexa. Todavia, há exemplos já postos em prática, como exemplo, a recirculação total das águas de um processo industrial, que reduz o consumo de água.
Já o segundo R, que significa reutilizar. Tal forma de tratar os resíduos demanda de muito poder de imaginação, de pouca tecnologia ou de mudança da forma de destinação do resíduo, como exemplo, neste caso, a volta ao uso dos cascos retornáveis. E, no caso da mudança de forma de uso, a reutilização para outra finalidade do resíduo, que pode ser uma embalagem, como exemplo, aquela do filme fotográfico, que poderá servir para guardar comprimidos a granel ou pequenas amostras, em vez de jogá-la fora.
Finalmente, o terceiro R, que significa reciclar, ou seja, aproveitar a matéria- prima embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, como exemplos, os pneus, para produzir tapetes de borracha, a matéria orgânica derivada de restos de alimentos, para produzir fertilizantes ou latinhas de alumínio, para fabricar outras latinhas.
Cabe comentar, no terceiro R, que o esforço da reciclagem exige sempre um consumo extra de energia e o fato de que, pelo material ser reciclável, há uma indução cada vez mais crescente de incentivar mais e mais sua produção, na certeza falsa de que se está protegendo a natureza, exatamente com a desculpa da reciclabilidade.
A rigor, todo passo que se pretenda dar e que envolva resíduos, principalmente na introdução em nossas vidas de novos descartáveis, deve ser precedido de muita discussão, visto que as consequências poderão ser difíceis de controlar.

Depois da leitura, pedir para que cada criança descreva, numa lista, os produtos que consome e, desses, quais são supérfluos, ou seja, que se pode viver sem eles e quais são realmente necessários para a sobrevivência.
Segue exemplo:




Agora, anote tudo que você joga no lixo:
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________

Avaliação:
Solicitar aos alunos que façam uma entrevista com seus pais sobre a reciclagem do lixo na sua casa. E com ajuda deles, pesquisar como deve ser feita a reciclagem dos materiais e objetos que fazem parte da rotina da sua casa e o tempo de decomposição de cada um. Traga o resultado por escrito, em uma folha, para apresentar aos seus colegas.

Nessa pesquisa solicite aos alunos que perguntem aos pais se eles praticam os 3 Rs?
Se sim, de que forma isso acontece?
Se não, por que não usam essa prática?
Professor, que tal preparar uma atividade para saber se na escola acontece a seleção de lixo corretamente? A escola pratica os 3 Rs?
Vamos fazer uma campanha na escola para se estender aos lares dos alunos? Esse trabalho pode ser divulgado até no jornal do bairro.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Reciclagem e as crianças

Como explicar a reciclagem as crianças?

Primeiramente ensinando-as como selecionar o lixo e onde devemos depositá-lo. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: o de papel, vidro, plástico, restos de comida, e outros mais orientados ao óleo, brinquedos, pilhas, etc. Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:

1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.
2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.
3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico e briks , fora os de metal.
4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.
5- Lixeira marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.
6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

Por que temos que reciclar?

É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

O que podemos fazer?

Podemos seguir a regra dos quatro erres: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais como o plástico, e recuperar materiais para voltar a utilizá-la. À educação meio ambiental que devem dar aos seus filhos, os pais também devem seguir algumas normas como sugestão no seu dia-a-dia:
1- Escolher com cuidado os produtos que se compra, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.
2- Evitar comprar produtos com muita embalagem.
3- Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou para levá-los quando vão às compras em feira, etc.
4- Reciclar os papéis que utilizamos em casa.
5- Evitar impressões de papel desnecessárias.
6- Fazer com que as crianças usem mais o quadro negro que os papéis.
7- Escolher papéis reciclados.
8- Comprar bebidas em garrafas recicláveis.
9- Usar lâmpadas de baixo consumo.
10- Difundir suas experiências de reciclagem com amigos e familiares. 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Como cuidar do meio ambiente (Reciclagem)

Objetivo: Aprendizagem da reciclagem. (Como reciclar)

Série: 4° ano do Ensino Fundamental

Trabalho: Trabalhar com os alunos como devemos classificar o lixo, qual lugar adequado para jogar um plástico, papel, metal,  vidro e orgânico. A importância da reciclagem em nosso cotidiano.
Trabalharemos com os educando 5 aulas decorrente do período semanal

Fabiola

Ola visitantes eu sou a Fabiola, tenho 21 anos estou cursando o 4° ano do magistério, no colégio Paulo Blasi em Campos Novos. Nasci e resido em aqui a 21 anos, adoro minha cidades, trabalho, estudo, moro com meus pais,enfim quero ser uma profissional de grande sucesso.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Meu nome é Tânia, tenho 23 anos, sou natural de Campos Novos-SC.
Estou cursando o 4° ano do Magistério na E.E.B Paulo Blasi.

Gosto de crianças e por isso optei em fazer o Magistério. Mas pretendo fazer uma faculdade de Educação Fisica ou História. Futuramente quero fazer uma pós-graduação, mestrado e doutorado. E cada fez mais se dedicando aos estudos e fazendo cursos.